terça-feira, 16 de novembro de 2010

O que é Naturopatia e como trabalha.



Quando falo que sou Naturopata a maioria das pessoas faz cara de interrogação, não tem a menor idéia do que vem a ser “Naturopatia”. No Brasil é uma prática relativamente nova, diferente de países como Espanha, Itália, Canadá, E.U.A …, onde a Naturopatia já é uma prática com um histórico respeitável.

O que é Naturopatia e como trabalha.

A Naturopatia é um conjunto de técnicas e recomendações que entende o ser humano como um todo, analisando e trabalhando na integração da mente, corpo e emoções, visando trazer o paciente ao equilíbrio que é seu.

Baseado no fato de que cada ser humano é único, vem a necessidade de um tratamento específico a cada indivíduo, onde durante uma longa conversa eu investigo a vida do paciente buscando informações que muitas vezes este não tem consciência ou não consegue dizer.

O nosso corpo fala através dos sintomas, por menores que eles sejam e é na ficha de anamnese, onde com perguntas sobre o histórico clínico da pessoa, tipo de alimentação, estilo de vida, cuidados e a relação dela com o corpo, relacionamento familiar, amoroso e no trabalho; fora o diagnóstico através do pulso, língua, constituição corporal, é que  consigo entender onde está a causa do problema.

Parece simples, mas esse é um mapeamento complexo, detalhado e único. Para faze-lo me baseio na medicina tradicional chinesa e a metafísica da doença que fazem muito bem essa relação entre causa e efeito.

Feito esse diagnóstico, consigo fazer minhas recomendações de mudanças na rotina e hábitos do paciente, além de traçar um plano de tratamento, onde poso usar as mais variadas técnicas como, acupuntura, fitoterapia, cromoterapia, massagens, etc… com o objetivo de aliviar os sintomas e ajudar o paciente a voltar ao seu equilíbrio natural. Mas é através da terapia que atuo na causa diretamente. Usando técnicas como a neurolinguística, os florais, a regressão e o que for necessário para que a mudança seja permanente e a causa da doença deixa de existir, juntamente com seus sintomas.

Esse acredito ser um dos maiores benefícios da Naturopatia, atuar na causa de forma definitiva e não paleativa, além dos efeitos colaterais e as contra-indicações serem mínimas, tem o fato do tempo de duração do tratamento que cai pela metade quando focamos diretamente na causa do problema.

Como naturopata o meu papel é ensinar ao paciente a entender o que seu corpo diz, para que isso sirva como um sinal do que está “errado” podendo ele mesmo fazer as “correções”, não ficando dependente de mim, reestabelecendo rapidamente seu equilíbrio sozinho.

É importante deixar claro que os naturopatas não são médicos e nem dispensam a medicina alopatica. Em alguns casos onde a doença já está instalada, eu oriento o paciente a procurar um medico onde a Naturopatia é um tratamento complementar, que vai auxiliar a encontrar o processo de cura e aliviar os sintomas.
Thais Giuliano
Segundo a Wikipédia

"A medicina natural (também chamada de naturopatia) é uma medicina alternativa complementar, que enfatiza a capacidade intrínseca do corpo para curar-se e manter-se. Naturopatas utilizam recursos naturais como ervas e alimentos ao invés de fármacos sintéticos e cirurgias. A naturopatia inclui muitas modalidades de tratamento, tendo uma abordagem holística da assistência ao paciente, que pode ser acompanhada juntamente com a medicina alopática. O termo naturopatia foi utilizado pela primeira vez pelo Dr. John Scheel, em 1985.[1] Em 1902 Benedict Lust também passou a utilizar.[2]
Este tipo de prática, aborda o paciente como se fosse único e os tratamentos são específicos para cada pessoa.[3]

Os médicos naturopatas não se limitam a tratar apenas os sintomas de seus pacientes. Desenvolvem uma série de técnicas para encontrarem uma causa paralela à doença. No consultório, observam também a conduta emocional, o caráter e são utilizados diversos exames clínicos tais como: palpação, avaliação das unhas, pulso, observação da fala, língua, ouvidos, entre outros.[2] "


2 comentários:

  1. Estou conhecendo está técnica. Fiz uma consulta com um outro naturapeuta e ele não fez tudo o que vc fala neste link. Mas gostei e acredito que vale a pena conhecer

    ResponderExcluir
  2. Como Naturopata vc pode atender em consultório?

    ResponderExcluir